Visualizações de páginas da semana passada

sábado, 27 de agosto de 2011

...eu mandava eu mandava ladrilhar...

Ladrilhos fazem-me recordar de casas da minha infância, lááá em Ipameri City! Recordo-me que no alpendre (isso mesmo, hoje chamam de varanda, mas naquele época era alpendre mesmo, talvez tenha uma diferença, vou pesquisar e é assunto para um próximo post) era de ladrilho que eu gostava muito. Veio a febre dos azulejos, porcelanatos e companhia limitada e há muito tempo não via mais os ladrilhos.
Nas inúmeras pesquisas que realizei desde que me aventurei pelo caminho da construção da casa própria, vi uma infinidade de matérias mostrando o resgaste dos ladrilhos. Virou coisa chique agora, retrô e que está super na moda. Vi umas composições lindas, de muito bom gosto, mas infelizmente não pude colocar nenhum na minha casa!!! ;(  Cara, é muito caro!!! E como na fase do acabamento, justo na do acabamento que é quando você dá a cartada final de charme na casa nossa grana já estava pouca pouquíssima, nossas contas estouradas e não deu pra inventar nada com ladrilhos!
Mas vamos dar tempo ao tempo! Muita água ainda vai passar por debaixo da ponte (esse dizer é tão goiano!!!). 
Navegando ontem pela internet deparei-me com mais idéias para o uso de ladrilho e resolvi postar, aí vai:












Descobri que eles derivam de mosaicos bizantinos que virou febre na Europa chegando ao Brasil com os imigrantes italianos ("grazie") no início do século passado. O material que aqui era fabricado era para as casas mais populares, já quem tinha grana, mandava buscar os de Portugal, França e Bélgica os quais eram bem mais elaborados. Daí veio a cerâmica industrializada e acabou com o "barato" dos ladrilhos!!! Na década de 80 arquitetos e decoradores resgataram-no e a mania continua até hoje.
A produção é artesanal e demora 20 dias para que as peças possam estar prontas para serem vendidas! Tá explicado ser tão caro então!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário